Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ESTE FIM DE SEMANA...

entre uma boa massada de mexilhões em casa de uns amigos, fomos supreendidos com o convite para sermos padrinhos da filhota deles... confesso que não estava à espera do convite e fiquei muito contente, primeiro porque os conheço há muitos e bons anos, porque temos uma excelente relação e porque adoro a Ritinha... e segundo porque fomos os escolhidos num grupo tão grande de amigos!!!
É a 1ª vez em 28 aninhos que vou desempenhar a árdua tarefa de ser madrinha de um borrachinho lindo, o que me deixa inchada como um pavão... o problema é que desconheço (por falta de experiência, claro está) quais as minhas obrigações, principalmente no dia do baptizado, prendas e afins... alguma alma caridosa me pode esclarecer?

15 comentários:

Salto-Alto disse...

Eu gostava de ajudar, mas não sei nada sobre isso!

Vício disse...

vai ao google!

segundo o que me disseram, quando fui padrinho, a tradição é a madrinha dar a roupa e o padrinho dar o ouro para a cerimónia! não sei se é assim mas foi o que fiz!

também me obrigaram a falar com um padre e comprometer-me a fazer o crisma... até hoje!

Sérgio Pontes disse...

Também a ideia que tenho é igual ao do Vicio,

Pelo menos à uns tempos atrás era assim.

Bjs

Raquel A. disse...

Não sou madrinha de ninguém por isso sou leiga no assunto! Parabéns!

BJS*

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Não faço ideia, tambem nunca tive disso! lol

DESAFIO para ti no meu blog :p

Maria disse...

Também sou agora madrinha pela primeira vez..:) Acho que esses "deveres" dependem um bocadinho das tradições de cada terra..(segundo me disseram)

um bjnho.

Unknown disse...

Olha, sou madrinha de um sobrinhito lindo :)!
As obrigações no dia do baptizado... não faço ideia :S. O que fiz foi dar uma boa prendinha em dinheiro para pôr na conta dele.

Andreia disse...

Cara,

eu vou baptizar os meus 2 filhos agora e quando convidei os padrinhos não estava nem estou à espera de nada. Mas acho que deves perguntar aos pais o que deves dar. A tradição é a madrinha oferecer o vestido e o padrinho a vela.
Eu fui madrinha da minha sobrinha (e como eram 2 madrinhas) ofereci a vela.

Tambem é tradição ser a madrinha a vestir a criança nesse dia. Mas no caso dos meus filhos isso não vai acontecer (ele já tem quase 4 anos e ela vai fazer 2 nessa altura).
Boa sorte

Mozka Tché Tché disse...

Sou padrinho de três.
Duas meninas e um puto gigantone que já é mais alto que eu.
A única coisa que faço é estar presente nos dias especiais, tipo aniversário, natal (antes), dar umas prendas melhores que as dos outros e tentar saber mais como vai a escola e a cabeça.
Como padrinho também tenho direitos e um deles é passear os jóves sem os pais. E podes crer que as conversas são inesquecíveis.
Agora isso das velas e dos vestidos, não sei. Só me lembro, por causa de fotos, de ter que agarrar numa vela e depois assinar uns papéis. Não doeu.

Andreia disse...

Ora bem eu tenho 24 anos e tenho 2 afilhadas!! Uma é minha prima, tem 8 anos, a outra é sobrinha do meu namorado, tem 3 anos. Com certeza que tenha na testa a dizer "escolham-me como madrinha"! LOL

Basicamente à primeira dei o vestido e não foi nada barato. à segunda dei uma prenda em dinheiro porque ela já tinha a roupa, e uma pulseira de ouro.

Francis disse...

Sou padrinho 2x.

Tens que ler lá umas coisas, e dá aquilo que achares mais adequado.

Saltos Altos Vermelhos disse...

:( a mim nunca ninguém me escolheu :( Mas parabéns!!! Não sei bem nada dessas regras!

Manitas Del Plata disse...

hehehe olha, tas toda babadinha ;)
Parabens para ti e para a ritinha. ;)

Wish disse...

A tradição é a madrinha dar a roupa do baptizado (inclui sapatos, meias, vela, and so on...) e o padrinho o fio de ouro. Mas há gente com outro tipo de gosto e prefere outra prenda ao ouro...que está um bocadinho desactualizado.
Bj*

Nuno disse...

Eu também nunca fui padrinho. Tal como tu, também eu desconheço as obrigações de um padrinho.

Beijos,
Nuno.