Páginas

domingo, 26 de abril de 2009

MAIS UM POST SOBRE O ESTÁGIO...

como já tinha dito aqui anteriormente, eu já tinha estágio, entretanto apareceu mais uma proposta que inicialmente me deixou muito contente, primeiro porque me parecia um desafio muito aliciante e em segundo porque me iria permitir alargar horizontes muito pouco explorados pelo meu curso... qualquer um destes estágios só teria início em 25 de Maio (mais coisa menos coisa) pois é nessa altura que acabo as aulas e consigo conciliar horários e tem a duração de 165 horas, nem mais um minuto...
Mas numa segunda entrevista percebi que este 2º estágio, era tudo, menos um projecto aliciante, primeiro porque a empresa só trabalha com estagiários, quando digo só, são mesmo só estagiários, das mais diversas áreas, desde programação, marketing, publicidade e etc etc e tal... a única pessoa contatada é o boss, que está neste momento a desenvolver um site e conta com a participação de todos para o crescimento e arranque do mesmo... tudo isto era engraçado, se eu no desempenho das minhas tarefas pudesse contar com a ajuda de alguém, com a experiência de alguém que me fosse guiando e encaminhando nos meus objectivos e não estivesse rodeada de estagiários que sabem tanto ou menos que eu... o fim da macacada foi quando o boss me pediu para ir começando a desenvolver trabalho, para que no dia 25 Maio, iníco oficial do estágio, já tivesse grande parte do objectivo concretizado... eu expliquei que neste momento isso não iria ser possível, até porque estou no meu último mês de aulas, atulhada de trabalhos, apresentações, um projecto e diversos testes que ainda tenho de conciliar com a minha vida profissional e que não iria começar a trabalhar num projecto com a empresa dele, enquanto os contratos não estivessem assinados pelas entidades envolvidas e para mais não nos poderiamos esqueçer que se começasse agora o estágio iria ter muito mais que 165 horas...
Nem preciso de dizer que a conversa mudou e ainda bem que assim foi, porque para palhaçadas já me basta a minha semana... estes cromos querem contruir empresas à pala dos ótarios que além de trabalhar à borla, ainda têm que andar ao som das músicas deles... não sou mais que ninguém e não quero mais do que tenho direito, mas esta porra de estagiar nunca me agradou, porque sei muito bem como funcionam os estágios, já tive muitos estagiários comigo e sei bem que eles se fartam de trabalhar como uns cães e aprender é coisa rara... e depois porque já não sou nenhuma miúda e não investi cerca de 9 mil euros numa porra de um curso de merda para agora andar a aturar estes circos... eu preciso de ganhar dinheiro, de trabalhar e de seguir em frente, farta de jogar dinheiro fora, estou eu...

13 comentários:

M disse...

É a chamada MÁFIA DOS ESTÁGIOS!
Já tem anos e anos de sucesso...

Miepeee disse...

Nunca fiz nenhum estagio, mas tenho comhecimento pelo que me vao contando e realmente nao passam de uma cambada de chulos que estao a espera que lhes facam as coisas de borla. E uma tristeza mas a dura realidade.

Alda Couto disse...

Pois é, estamos rodeados de oportunistas sem escrúpulos nenhuns. Enfim...

Ianita disse...

Bem... devo ser uma sortuda. Quando estagiei recebia cerca de 900 euros líquidos e foi durante 1 ano. Claro que não serviu para nada, mas pelo menos recebia :)

Boa sorte!

Raquel A. disse...

Eu não tinha escrito melhor!! O meu estágio foram o dobro das horas do teu fora o trabalho que se traz para casa e tudo à borlix... Em vez de ganhar, gastei dinheiro!

BJS*

New Radical disse...

Não diria melhor...
Kiss for you

Olhos Dourados disse...

Ora aí está!
Os estagiários são sempre os que levam por tabela, eu sei bem o que isso é!

Amélia Batista disse...

Eu nunca fiz um estagio mas sabe-se que geralmente é aos estagiarios que cabe o trabalho pior.
Beijinho e boa semana.

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Realmente os gajos querem é o trabalho todo feito sem gastar um tusto.

Vício disse...

é sempre a mesma história!
talvez tenhas ouvido falar, há uns meses, do caso dos estagiários nos hospitais!
tal como dizes... vitimas!

Miffy disse...

Enfim, o costume!!! Pensei que essa
conversa dos Estágios (já tenho 10 anos de mercado de trabalho) já tivesse levado uma grande volta, mas pelos vistos está tudo na mesma!

Sou de uma área (Direito) em que cheguei a ouvir que os estagiários ainda tinham era que pagar ao Patrono para os ter lá, porque só faziam despesa.

Mas quanto a mim devia haver uma grande fiscalização a nível destas e outras empresas que sobrevivem à custa dos Estagiários: estes na ânsia de preencherem um CV ainda vazio, não tem outro remédio se não aceitar estágios não remunerados ou mal pagos, sob pena de passarem meses e meses à procura de ocupação!

O meu conselho é: não aceitem qualquer coisa. Esperem por algo melhor, pois se não investirem em vós, é porque não pensam numa futura contratação (e isto independentemente da vossa área e formação de base)

PS: nunca me ri tanto com uma caixa de comentários. A autora está de Parabéns :)

Anónimo disse...

ui....história conhecida essa!!!

:)

Nuno disse...

É pena que nem toda a gente pense como tu e se sujeite a tudo e mais alguma coisa. Depois queixam-se que são explorados e mais não sei quê.

Beijinho,
Nuno.